Buscar

PerliTermic: a nova facilidade da Construção Civil

Atualizado: Set 15

A PERLITA é um produto de origem vulcânica e pode ser encontrada somente em algumas regiões do mundo. A característica que a difere dos demais minerais vulcânicos é a capacidade de expandir-se, quando aquecida a altas temperaturas, de quatro a vinte vezes seu volume original. Quando a PERLITA moída é aquecida a mais de 900°C, se expande de maneira similar a pipoca. Este fenônemo se deve a presença de água retida dentro do mineral cru.

A água contida na PERLITA se evapora durante o processo de aquecimento, formando uma infinidade de pequenas bolhas de ar seladas e conectadas entre si. Este fenômeno, faz da PERLITA, um produto de baixíssimo peso com excelentes propriedades físicas.






Principais características:


LEVEZA: A Perlita é conhecida como um mineral de baixíssimo peso (80 a 100 kg/m³). Esta particularidade, em comparação a outros insumos, gera uma significativa redução de custos à obra. A PERLITA pode ser aplicada sobre aço galvanizado ou cimento.

PUREZA: De origem vulcânica e com propriedades 100% ecológicas, a Perlita Expandida não possui elementos químicos nocivos à saúde. Por isso, não irrita a pele e nem causa qualquer reação alérgica.

POTENCIAL ACÚSTICO: Conforme aplicação, é possível alcançar reduções de até 80% na demanda acústica. Devido a sua estrutura porosa, a Perlita absorve o som e impede sua reverberação, determinando maior conforto sonoro ao ambiente.

- POTENCIAL TÉRMICO: Com apenas 10 cm de espessura de Perlita Expandida é possível obter o mesmo efeito de isolamento que 1,20 metros de concreto. O resultado possibilita a economia de energia nos processos de aquecimento e refrigeração. A Perlita é ideal para revestir pisos térmicos, pois apresenta excelente performance de retenção energética.

ANTI-CHAMAS: Apresenta um ponto de fusão acima dos 1200°C. Esta propriedade confere a Perlita altíssima resistência às chamas. Quando aplicada em portas corta-fogo, impede com eficácia a propagação da labareda, da fumaça e dos gases tóxicos.






Aplicações da Perlita na Construção Civil


Devido ao baixo coeficiente de condutividade térmica e sua natureza inorgânica, a PERLITA EXPANDIDA torna-se ideal para a obtenção de concretos e argamassas com alto poder de isolamento, tanto térmico quanto acústico.




Principais Aplicações:

- Contra-pisos e pisos isolantes - Contra-pisos flutuantes - Peças pré-moldadas - Isolamento de telhados e cumieiras - Painéis acústicos - Revestimentos termoacústicos - Portas corta-fogo - Forros falsos - Isolamento para ar-condicionado ou calefação - Isolamento para churrasqueiras ou lareiras







MÚLTIPLAS UTILIZAÇÕES, INÚMEROS BENEFÍCIOS

A PERLITA EXPANDIDA oferece um importante leque de soluções para o setor da construção civil, aportando economia e praticidade em cada projeto. Sua utilização como agregado leve ou substituto de materiais tradicionais permite uma notável redução no cálculo de estruturas, alcançando economias relevantes nos custos de construção.

PRATICIDADE: Utilizar a PERLITA na Construção Civil é sinônimo de economia e praticidade. E para obter estas vantagens basta misturá-la no cimento, cal, gesso ou qualquer outro ligante na formação da argamassa. Quando a mescla atingir a consistência pretendida, aplica-se o produto conforme a necessidade. Pode ser pregada, serrada e trabalhada com ferramentas comuns de carpintaria.

FÁCIL INSTALAÇÃO: A PERLITA EXPANDIDA solta é fácil de instalar e não requer capacitação ou equipamento adicional. Além disso, na medida que sua construção avança, pode ser instalada em qualquer parede de altura razoável.

- CAPACIDADE ISOLANTE: A estrutura da PERLITA é formada por inúmeras células que se aglutinam. Desta composição, surge um dos principais recursos do mineral: ser um excelente isolante térmico e acústico. Esta capacidade de reter sons e temperaturas é ideal quando da aplicação do produto no preenchimento de paredes, tetos, forros e divisórias. É vinte vezes mais isolante do que um concreto comum.


- EFICIÊNCIA NO ISOLAMENTO: O uso de PERLITA como recheio funciona de maneira similar a um vidro vulcânico inerte e expandido. Apresenta-se em forma de grão, na cor branca, sendo leve e de fácil manejo. O método de aplicação é rápido, econômico e permanente. Quando se utiliza PERLITA EXPANDIDA no preenchimento de blocos de concreto ou nas cavidades de paredes duplas, é possível obter reduções na transmissão de calor na ordem de 50%. Além de excelente performance térmica, o isolamento com PERLITA EXPANDIDA oferece vantagens adicionais aos arquitetos, engenheiros, construtores e proprietários.




8 visualizações
  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White Instagram Icon