top of page
Buscar
  • Foto do escritorEditor . Pervale

Cerâmica: Bentonita Sódica Natural

Atualizado: 24 de set. de 2020

Bentonita é o resultado de um processo natural que levou dezenas de milhões de anos para sua formação. A matéria prima originária são as cinzas vulcânicas, que por serem muito finas foram sendo transportadas pelos ventos e depositadas em áreas restritas como os fundos de lagos e mares e, posteriormente, cobertas por outros sedimentos.

Neste ambiente começou o processo de modificação das cinzas, que culminou com a formação de minerais do grupos das argilas, com predominância de 95% de Montmorillonita, componente essencial das Bentonitas. Ao longo do tempo, movimentos da terra como terremotos, promoveram alterações no solo, mudando as condições climáticas, secando os lagos e produzindo regressões do mar. Com isso, os sedimentos que estavam submersos ficaram expostos, deixando os mantos bentoníticos a pouca profundidade, facilitando a sua extração.






Aplicações As BENTONITAS SÓDICAS NATURAIS PERVALE são argilas especiais de alta tecnologia desenvolvidas para melhorar a qualidade na produção de porcelanas nobres, engobes, esmaltes cerâmicos e massas de porcelanato. Produtividade Suas características físico-químicas melhoram sensivelmente a qualidade da massa, contribuindo para o aumento da produtividade e garantindo um produto final de excelente qualidade no desenvolvimento de cerâmicas de mesa, louças sanitárias, cerâmicas técnicas e porcelanatos superbrancos.



Plasticidade As BENTONITAS SÓDICAS NATURAIS PERVALE tem alta plasticidade, a vantagem de deflocular relativamente bem e possuir baixo teor de Fe2O3 (menor do que 1,2%), o que assegura boa resistência mecânica a cru ao biscoito a partir de a,5% de participação em massas porcelânicas. Estrutura Além das características de plasticidade, contém alto teor de Na2O e MgO e é extremamente fina, o que a torna o mais energético de todos os fundentes.



Suspensão O poder de suspensão e as propriedades de fluxo fazem da BENTONITA um excepcional agente plastificante, ligante e estabilizante de barbotinas de massas e esmaltes. Branqueamento É uma poderosa fonte de branqueamento de massas, devido à baixa quantidade de Fe2O3 e TiO2 presente em sua composição e ao fato de participar em baixíssimos percentuais nas fórmulas. Estabilidade dimensional Suas partículas ocupam perfeitamente os espaços existentes entre as partículas médias e grossas de estruturas conformadas por prensagem, extrusão e colagem, aumentando a densidade aparente destas estruturas. O empacotamento promovido pela BENTONITA melhora a estabilidade dimensional dos produtos e a resistência a manchas de porcelanatos polidos.




426 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page