COMINEX - COM IMPO E EXP MAT PRIMAS LTDA

Rua Ivo Afonso Dias, 126 | Bairro São Borja | São Leopoldo | RS 

+55 (51) 3781-3423 | 3781-3424 | 3781-3425

contato@pervale.com.br

© Pervale Minerais

Minérios

Bentonita Sódica Natural

A BENTONITA é o resultado de um processo natural que levou dezenas de milhões de anos para sua formação. A matéria-prima originária são as cinzas vulcânicas, que por serem muito finas foram sendo transportadas pelos ventos e depositadas em áreas restritas como os fundos de lagos e mares e, posteriormente, cobertas por outros sedimentos. 

Neste ambiente começou o processo de modificação das cinzas, que culminou com a formação de minerais do grupo das argilas, com predominância de 95% de Montmorillonita, componente essencial das BENTONITAS. Ao longo do tempo, movimentos da terra como terremotos, promoveram alterações no solo, mudando as condições climáticas, secando os lagos e produzindo regressões do mar. Com isso, os sedimentos que estavam submersos ficaram expostos, deixando os mantos bentoníticos a pouca profundidade, facilitando à sua extração.

Em função de suas propriedades físico-químicas as BENTONITAS podem ser aplicadas em inúmeras atividades industriais. Possuem como características principais, alto poder de absorção de água, aglomeração, inchamento e formação de gel.

Perlita Expandida

A PERLITA é um produto de origem vulcânica e pode ser encontrada somente em algumas regiões do mundo. A característica que a difere dos demais minerais vulcânicos é a capacidade de expandir-se, quando aquecida a altas temperaturas, de quatro a vinte vezes seu volume original.


Quando a PERLITA moída é aquecida a mais de 900°C, se expande de maneira similar a pipoca. Este fenônemo se deve a presença de água retida dentro do mineral cru.

A água contida na Perlita se evapora durante o processo de aquecimento, formando uma infinidade de pequenas bolhas de ar seladas e conectadas entre si. Este fenômeno, faz da PERLITA, um produto de baixíssimo peso com excelentes propriedades físicas.